Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo


A Tradicional Festa do Encontro de Folia de Reis
A Tradicional Festa do Encontro de folia de Reis será celebrada em São José da Varginha no dia 12 de janeiro de 2025, às 10 horas, na Mina do Padre Libério.
Realização:
Paróquia São José - Pároco Geraldo Gabriel
Apoio:
Secretaria de Cultura de São José da Varginha
Um evento especial para preservar e celebrar a cultura popular. Participe!


Atividades do CRAS de São José da Varginha
Durante o ano de 2024 o CRAS Sagrada Família ofereceu oficina de capoeira e dança para 100 alunos cadastrada no CAD único da cidade.
As aulas aconteceram duas vezes por semana entre os meses de março e outubro, na praça de esporte José Queiroz, Secretaria de Esporte e Turismo e nas instalações do CRAS.
A proposta da atividade é fazer a integração dos alunos da rede Municipal e estadual de ensino da cidade para que no contraturno escolar tenham atividades físicas que desenvolvam o bem-estar e a saúde de nossas crianças e adolescentes.


Prefeitura apoia a realização de projetos em nossa cidade
Durante o ano de 2024 os Projetos Bom de Bola Bom de Escola, Ginga Criança e INNA Capoeira atenderam a mais de 100 alunos.
O Projeto Bom De Bola Bom de Escola contou com a participação de 45 alunos na modalidade de futsal nas categorias módulo 1 e módulo 2. As aulas aconteceram na Praça de Esporte José Queiroz e na Escola Estadual Dona Antônia Valadares.
Os projetos de capoeira INNA e Ginga Criança tiveram a participação de 25 e 50 alunos respectivamente, e as aulas aconteceram na Secretaria de Esporte e Turismo e na Praça da Matriz.
Além dos projetos de capoeira futsal, a prefeitura também realizou o projeto que ofertou aulas de hidroginástica e ginástica para a população de idade adulta e idosa com mais de 60 anos.
Participaram do projeto 80 alunos sendo, 35 na terceira idade e 45 adultos com idade inferior a 60 anos.
As aulas trabalhavam a flexibilidade, fortalecimento muscular e trabalhos aeróbicos de ginástica e caminhada além da hidroginástica.
Através da Secretaria do Esporte e Turismo, a prefeitura realizou esses importantes projetos que tinham periodicidade semanal me convida a todos a se inscreverem para as atividades do próximo ano.


São José da Varginha recebeu dois grandes eventos esportivos em 2024
No mês de outubro, São José da Varginha recebeu pelas trilhas da comunidade da Lagoa Preta, o Desafio XCM em duplas 100 km.
O evento de MTB e corrida de aventura saiu do município vizinho de Pará de Minas e passou por nossa cidade, seguindo as trilhas pelos municípios de Pequi e Onça do Pitangui, antes de retornar para Pará de Minas.
Mais de 100 de ciclistas e corredores passaram por nossa cidade onde foi instalado um ponto de apoio para receber os atletas.
Já no mês de novembro a quinta edição da Ultra da fé 50 k foi realizada em nossa cidade.
Pela primeira vez São José da Varginha recebeu o percurso da ultra da fé que proporcionou uma experiência de fé e superação pelas nossas estradas rurais.
118 corredores participaram da competição de corrida de aventura que percorreu 50 km de trilhas e estradas do nosso município.
12 municípios foram representados na competição entre eles grandes cidades como a capital Belo Horizonte, Contagem, Betim e Sete Lagoas, além das cidades vizinhas de Pará de Minas, Igarapé, Florestal, Pequi e Maravilhas.
São José da Varginha se alegre por receber e apoiar a realização de eventos tão grandes e que trazem tantos atletas à nossa cidade.


Apoio aos atletas da cidade
A prefeitura de São José da Varginha apoiou dezenas de atletas durante o ano de 2024 para participar dos eventos esportivos que fazem parte de seus calendários anuais de competição.
Foram várias as competições de corrida e de bike em que nossos atletas receberam apoio com transporte e valores de inscrição.
Foram elas:
Sétimo trilhão MTB Pequi - MTB
8° Mais Saúde Panelão - Corrida de rua
13° Bike Romaria - Mountainbike
All Limits - Competição de triathlon
Iron Man 70.3 - Triathlon
Trilhão de Conceição do Pará - Ciclismo
Jararaca Trail - Corrida de aventura
Corrida Sicoob Ascicredi
SB Run - Corrida de rua
Corrida Igaratinga 60+1 - Corrida de rua
2° Corrida das Tradições Maravilhenses - Corrida de rua
1° Desafio do Ouro - Duathlon Torre Trail o Run Pará de Minas - Corrida de aventura
Corrida da AABB - Corrida de rua
A prefeitura através dos valores recebidos pelos cadastros de ICMS esportivo tem trabalhado para retornar aos nossos atletas o apoio necessário para a participação em seus eventos.